Buscar
  • Dr. Antonio Carlos Arighi

Dia 12/5 - Dia Mundial da Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença reumatológica que tem um grande impacto na qualidade de vida dos seus portadores .


Pessoas que apresentam os sintomas mais clássicos desta doença, apresentam dores crônicas em quase todo o corpo, associada a sintomas de depressão.

Seu diagnóstico é basicamente clínico e é feito a partir da palpação dos pontos dolorosos ou tender points, que são num total de 18 pontos. Os sintomas devem estar presentes há mais de 3 meses e não ter outra doença que justifique a dor.


Associado a esse quadro, podem estar presentes sintomas inespecíficos como fadiga, sono não reparador e piora na memória.


Por ser uma doença em que existe uma grande influência emocional, o tratamento convencional realizado com analgésicos e antidepressivos pode ser pouco efetivo. 


Alguns estudos recentes mostram a acupuntura como um promissor tratamento nessa doença com resultados até melhores que o clássico.


Por ser uma doença que deixa seus portadores com uma qualidade de vida muito ruim e com um grau de satisfação muito baixo, salientamos neste dia internacional do problema, a importância do tratamento e ainda precoce.

14 visualizações
©Clínica Arighi 2018 - Todos os direitos reservados.
Imagens meramente ilustrativas.
Responsável técnico:
Dr. Antonio Carlos Arighi Jr. - CRM/SP 113.196.
Av. Dr. Guilherme Dumont Villares, 1.230 • Cj. 13
Morumbi • São Paulo/SP • CEP: 05640-002
TEL.: 11 3501-8427
Siga-nos nas redes sociais