Buscar
  • Dra. Rocío Liliana Arighi

Pré Natal, a chave do sucesso na gestação.

Atualizado: 7 de Mai de 2018

A gravidez é um momento muito importante da vida da mulher e do casal, portanto requer atenção especial da saúde da gestante para garantir o desenvolvimento saudável do bebê.

É difícil de acreditar, mas muitas mulheres ainda ignoram a importância do pré-natal, porém ele é de extrema importância para a mãe e o bebê durante a gravidez. É nele que acompanhamos o desenvolvimento adequado do bebê, cuidamos da saúde da mãe, prevenimos problemas com ambos e tratamos doenças desta fase da vida.


Ele funciona como uma medida eficaz para prevenir e evitar problemas de saúde e complicações mais sérias que coloquem em risco a vida da mãe e do bebê. É durante o pré-natal que as infinitas dúvidas, tão comuns em gestantes, são e devem ser esclarecidas.


A grande diferença de um pré-natal bem feito está na diminuição dos riscos maternos e do bebê em adoecer antes, durante e após o parto. Existem problemas que se tratados durante a gestação fazem a diferença, possibilitando o nascimento de bebês saudáveis. É no pré-natal que se discute sobre a via de parto, não só aquela que agrade mais a família, mas aquela em que a criança corra o menor risco possível.


Quando devo começar meu pré-natal? 


O ideal é que o pré-natal inicie ainda antes da concepção e dure até o pós-parto. 

Quando não é possível adiantar o pré-natal este deve ser iniciado assim que a gravidez for confirmada.


Qual é a frequência das consultas?


Cada caso é individualizado, mas normalmente as consultas inicias ocorrem mensalmente. No último trimestre, avaliando as particularidades de cada paciente, as consultas são mais frequentes para poder avaliar os riscos de parto prematuro, pré-eclâmpsia, eclâmpsia entre outras intercorrências que podem acontecer neste período.


O que é feito durante o pré-natal ?


A gestação é um momento de transformações e muitas dúvidas surgem. E durante o pré-natal que todas essas dúvidas referentes a este período, ao parto e pós-parto são esclarecidas e se cria um laço de confiança e cuidado entre o médico e a gestante. 

O médico orienta a gestante em relação aos exames que devem ser realizados em cada fase da gestação, sobre a alimentação, vacinação, cuidados com os bebê, acompanhamento psicológico, entre outras questões. 


Em um pré-natal realizado de forma adequada e cuidadosa, tanto pelo médico responsável quanto pela gestante, diminuímos a possibilidade de termos complicações nesta fase tão mágica da família, por isso é tão importante e pode mudar a história de uma gestação.



29 visualizações
©Clínica Arighi 2018 - Todos os direitos reservados.
Imagens meramente ilustrativas.
Responsável técnico:
Dr. Antonio Carlos Arighi Jr. - CRM/SP 113.196.
Av. Dr. Guilherme Dumont Villares, 1.230 • Cj. 13
Morumbi • São Paulo/SP • CEP: 05640-002
TEL.: 11 3501-8427
Siga-nos nas redes sociais