Buscar
  • Dra. Rocío Liliana Arighi

Gestantes não podem comer comida japonesa. Mito ou Verdade?

As gestantes deixam de comer o que gostam por falta de informação

MITO!
Qual a grávida que já não escutou algo sobre o consumo de peixe cru?
Ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto e o que realmente pode ou não pode comer e é por isso que decidimos fazer este texto.
Grávidas podem sim comer comida japonesa, incluindo o peixe cru! As gestantes deixam de comer o que gostam por falta de informação adequada e medo.
Nossa grande preocupação durante a gravidez seria uma infecção alimentar, o que também pode ocorrer até com a ingestão de saladas mal lavadas.
Uma das principais bactérias encontradas nos peixes é a Listeria, que normalmente aparece devido à má conservação dos peixes e frutos do mar ou pela falta de refrigeração em seu armazenamento. Existe também a preocupação com a presença de altos índices mercúrio como no caso de peixes específicos como peixe espada, cavala e tubarão que possuem concentrações maiores.
Claro que alguns cuidados devem ser tomados, como ter conhecimento sobre a higiene da cozinha e frescor do peixe utilizado. Então, a nossa orientação é sempre escolher com cuidado o restaurante e é claro que isso deve ser feito mesmo fora da gravidez.
Essa dica vale para todas as comidas in natura, até mesmo para as saladas. Elas precisam ser bem lavadas, limpas e de preferência, compradas de produtores agroecológicos.
A comida japonesa é considerada um alimento extremamente saudável. Os peixes possuem diversos nutrientes, como por exemplo o Ômega 3 que atua na redução de processo inflamatório, melhora o sistema imune e diminui os triglicérides.
O gengibre possui vários princípios ativos que trazem benefícios à saúde, como efeito antiespasmódico, anti-emético, anti-inflamatório e antioxidante.
As algas, utilizadas para preparar o temaki e sushi, são ricas em proteínas, fibras, vitaminas A, C e do complexo B.
Por isso, eles podem (e devem!) ser consumidos com tranquilidade, tomando os cuidados necessários.
Uma gestante orientada e bem assistida é a nossa prioridade.
201 visualizações
©Clínica Arighi 2018 - Todos os direitos reservados.
Imagens meramente ilustrativas.
Responsável técnico:
Dr. Antonio Carlos Arighi Jr. - CRM/SP 113.196.
Av. Dr. Guilherme Dumont Villares, 1.230 • Cj. 13
Morumbi • São Paulo/SP • CEP: 05640-002
TEL.: 11 3501-8427
Siga-nos nas redes sociais